Livro publicado pela primeira vez em 1993, escrito por Susanna Kaysen. Conta a história de Kaysen durante o tempo que passou internada em um hospício na década de 60. Ela acaba de terminar o Ensino Médio e não sabe o que seguir, não tem nenhuma perspectiva de vida. Naquela época as pessoas ainda eram mais cruéis em relação aos estudos, teriam que seguir a qualquer custo o percurso da sociedade, então, um problemão para os seus pais com um filha que não quer ir para universidade.
Uma dia ela vai a uma consulta psiquiátrica e de lá já vai direto para o Claymoore, o hospital psiquiátrico, passar um tempo descansando como disse o médio. Susanna a pouco tempo tentou tirar a própria vida bebendo aspirina com vodca. Na consulta, o médico percebeu que ela está falando coisa com coisa, para ele era tudo fruto da sua imaginação. Chegando lá, de todas as garotas que apareceram, Susanna era a única mais saudável, isso na minha visão. Ela fez amizades com as novas colegas Lisa, Daisy, Georgina e Poly. Cada uma tinha uma história mirabolante para contar que sempre surpreendia quem ouvia.
Houve um dia que Susanna ficou encucada com seu corpo, ela ficou preocupada pensando que não tinha ossos, chegou a morder a própria mão para caçar seus ossos, isso alarmou as enfermeiras que cuidavam elas. A enfermeira deu longo um remédio para ela ficar calma e voltar ao sentido. De todos os relatos que Susanna conta em seu livro, esse ocorrido foi o que mais me fez acreditar que ela estava realmente perdendo o juízo. Acredito também que uma pessoa que vivia livre, de repente passa a ficar tanto tempo trancafiada, o resultado seria a loucura. Mas por sorte, dois anos depois de ser internada ela é liberada do hospital. A partir daí teve que tomar um rumo para sua vida pós hospício.
Um dos livros mais fascinante que já li, ele se tornou uns dos meus livros preferidos. Olha, comprei em 2014, venho desde lá tentando lê-lo, porém, sempre achei outra coisa interessante que me faziam deixá-lo de lado. Esse dias resolvi dá um basta nessa falta de interesse em relação a ele. Nossa, não deveria ter esperar tanto tempo. O livro é ótimo! Não sei se já falei aqui antes, mas eu adoro frases, e nesse livro consegui coletar bastante frases. Por sinal já até postei aqui no blog uns dias para trás. Se você ainda não leu, recomendo, tanto o post quanto o livro.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário