segunda-feira, 9 de abril de 2018

I Can Speak

Resultado de imagem para i can speak
Ok-boon e Min-jae. (Fonte: Google imagens
    Filme coreano lançado em 2017, estrelado por Na Moon-hee e Lee Je-hoon. A história gira em torno de uma senhora, Na Ok-boon (Na Moon-hee), que adora registrar reclamações na prefeitura, por volta de 20 anos ela tem o trabalho de fiscalizar todas a sua volta. E de um novo funcionário, Park Min-jae (Lee Je-hoon), que não fica intimidado com a vovó malvada, como ela é chamada. Todos os seu novos amigos funcionários tem medo da senhorinha e o tenta persuadir a não levar a sério tudo que Ok-boon trás, mas como ele é todo correto, prefere seguir as normas da empresa. Ok-boon é uma senhora vivida, sabe lidar com esse tipo de pessoa, mesmo com o jeito rígido de Min-jae, ela não deixa de registrar um lista de reclamações. Os dois passam alguns dias "batendo cabeça". 
    Ok-boon pretende aprender inglês igual sua melhor amiga Jung-sim (Son Sook) aprendeu, ela fica admirada com a desenvoltura da amiga. Ela já tentou aprender em escola de inglês para idosos, agora tenta em uma escola normal, porém, a escola a "expulsa", pois acreditam que ela está atrasando a turma. Por sorte, ao sair da escola encontra um garoto conversando com um americano, ela como é enxerida vai ao encontro dele e acaba se surpreendendo, o garoto é Min-jae, seu "inimigo". Ok-boon não tem a menor vergonha de pedir a ele para ensinar o idioma, mas ele não quer ensinar por não ter tempo de dar aulas por causa do morro de reclamações que a senhora leva todos os dias. Mesmo rejeitada Ok-boon não desiste de fazer ele ser seu professor. 
     Uma dia voltando para casa, Min-jae, ver seu irmão Young-jae (Sung Yoo-bin) entrando um lugar desconhecido, ele vai atrás do menino e descobre que ele fez amizade com a senhora, ela o faz comida todos os dias. Min-jae fica comovido com a bondade de Ok-boon e decide ser seu professor, em troca ela continua alimentando ele e seu irmão. Os dois meninos vivem sozinhos, Min-jae é o tutor do irmão que ainda é um estudante. Min-jae e Ok-boon, enfim começam a se entender, os dois tornam-se grandes amigos, é uma amizade que pareceria impossível. Ele fica sabendo que a senhora sempre viveu sozinha que tem apenas  um irmão que vive nos Estado Unidos, ele foi levando quando criança e não sabe coreano, por isso ela quer tanto aprender o idioma. 
Resultado de imagem para i can speak
Fonte: Google imagens
     As grandes amigas terão que passar por mais uma fase díficil, pois Jung-sim está ficando doendo e perdendo a memória aos poucos. Jung-sim quis aprender inglês para dizer ao mundo o que elas sofrem quando adolescente, foram abusada sexualmente pelo soldados japoneses em 1943, elas ficaram muito mais próxima desde quando Jung-sim salvou a vida de Ok-boon, na época do ocorrido como os japoneses. Jung-sim queria lutar para que eles pedissem desculpas a todas as mulheres que foram abusadas e tiveram suas vidas interrompidas pela maldade dos soldados, elas são chamadas de mulheres de conforto. 
     Por mais que o nome do filme nos façam pensar que ele se refere a vontade da Ok-boon aprender inglês, na verdade ele está se referindo a luta interna que essas mulheres vem batalhando, para contar a história sobre as mulheres de conforto. Acredito também que seja o medo de serem rejeitadas pela sociedade, pois a maioria culpa as mulheres por tal ato. Infelizmente, naquela época e ainda hoje, muitas mulheres são tratadas como objeto.  Foi lindo ver as pessoas se sensibilizando com a história dela, todos fizeram um esforço em ajudá-la a conseguir dizer para o mundo sobre o seu passado triste. Esse é mais um filme que entrará na minha lista de melhores filmes. 
Resultado de imagem para i can speak
Young-jae, Ok-boon e Min-jae. (Fonte: Google imagens)

*Trailer 





Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário